Os chuveiros automáticos são dispositivos com elemento termo-sensíveis projetados para serem acionados em temperaturas pré-determinadas, lançando automaticamente água sob a forma de aspersão sobre determinada área, com vazão e pressão especificada, para controlar ou extinguir um foco de incêndio.

A Sprinfire além de profissionais com formação técnica, contem experiência na instalação e manutenção de sistemas de sprinklers tanto em áreas industriais ou comerciais, desde os mais simples até os mais complexos, atendendo a qualquer tipo de empreendimento.

Foto Instalação de hidráulicas contra incêndios.

A instalação de um sistema de sprinkler consiste basicamente de uma rede de bicos de sprinklers adequadamente distribuídos e interligados por tubulação aéreas e conexões e válvula de governo e alarme. A rede deve ser fixada com suportes em quantidade suficiente, conforme determinação das normas pertinentes.

O objetivo do sprinkler é extinguir em incêndio de maneira rápida e automática logo no princípio, antes que o fogo se propague e provoque maiores danos.

Os sprinklers são projetados na rede com espaçamento regulamentados para cada tipo de risco a ser protegido. Cada instalação, com um determinado número de sprinklers, é controlada por uma válvula de governo e alarme apresentada abaixo.

Componentes do Sprinkler

Os componentes básicos dos bicos de sprinklers são: orifício de entrada, ampola (elemento sensor) e o defletor.

O elemento sensível dos sprinklers é a ampola de vidro transparente, caracterizada pela sua resistência e rigidez. Esta ampola e seu conteúdo são de natureza permanente e invariável, e não sofrem alteração com a passagem do tempo ou condições atmosféricas.

A ampola de vidro é hermeticamente fechada e selada e contém um líquido altamente sensível ao calor, capaz de exercer uma força de rompimento elevada. No caso de temperatura se elevar acima de um limite predeterminado, a pressão criada pela expansão do líquido rompe a ampola, dando passagem à água que se espalha ao chocar-se contra o defletor, sendo espargida em forma de chuva sobre o foco de incêndio. Existem ainda, os modelos de sprinklers onde o elemento é constituído de um elo fusível metálico, em substituição à ampola de vidro.

 Aplicações mais utilizadas:

  1. Empresas;
  2. Centros comerciais;
  3. Shoppings Centers;
  4. Igrejas;
  5. Auditórios;
  6. Faculdades, escolas e universidades;
  7. Prédios condominiais;
  8. Galpões;
  9. Entre outros.